Serviços

Parto domiciliar planejado

O parto domiciliar pode ser planejado por mulheres cuja gestação é de risco habitual, sendo seguro de acordo com as evidências científicas, quando assistido por parteiras profissionais qualificadas.


No serviço de parto domiciliar, acompanhamos a mulher/família no processo fisiológico de parir, de forma segura e respeitosa, atendendo-a em suas necessidades, identificando e resolvendo possíveis intercorrências.

Por que PARTO DOMICILIAR? As boas práticas na assistência ao parto, definidas pela Organização Mundial de Saúde em 1996, trazem questões a serem (re)pensadas sobre um modelo de assistência hospitalocêntrico, pautado na medicalização e intervenções excessivas.¹ Em reação a esse modelo de assistência, surgiu há mais de 30 anos, um movimento internacional pela humanização do parto regido por diversos segmentos que incluíam: profissionais da saúde, das ciências sociais e grupos feministas. O movimento buscava dentre outros aspectos: o resgate da fisiologia do parto, da autonomia das mulheres nesse processo e a eliminação das intervenções potencialmente danosas.² Nesse sentido, o parto domiciliar planejado, assistido por profissionais qualificados, vem de encontro ao desejo cada vez mais crescente de mulheres e famílias, em vivenciarem o parto e nascimento de seus filhos com menos intervenções, de maneira segura e mais positiva possível.

¹ WHO. Care in normal birth: a practical guide. Geneva: WHO; 1996
² Diniz CSG. Humanização da assistência ao parto no Brasil: os muitos sentidos de um movimento. Ciência & Saúde Coletiva. 2005;10(3):627-637.